DESENHO DE PRIMERS PARA Pangasius bocourti, Astyanax spp. E Rhamdia quelen, TRÊS ESPÉCIES DE PESCADO COMERCIALIZADAS NO PARANÁ, VISANDO A IDENTIFICAÇÃO DE FRAUDE ALIMENTAR.

DESENHO DE PRIMERS PARA Pangasius bocourti, Astyanax spp. E Rhamdia quelen, TRÊS ESPÉCIES DE PESCADO COMERCIALIZADAS NO PARANÁ, VISANDO A IDENTIFICAÇÃO DE FRAUDE ALIMENTAR.

Aissa Moreira Carniel da Silva¹ - aissamoreiracarnielm@gmail.com 

Camila Clozato Lara¹ - camila.lara@ifpr.edu.br


RESUMO: A fraude alimentar é definida como uma violação intencional na legislação alimentar, com o intuito de ganho econômico. Dentre as principais fraudes praticadas na indústria alimentícia, destaca-se a troca de espécies e o erro de rotulagem do pescado. Diante desse contexto, considerando-se o consumo crescente de pescado, torna-se necessário o desenvolvimento de ferramentas analíticas confiáveis e sensíveis para identificação de diferentes espécies de pescado. O objetivo do projeto é propor a padronização de técnicas de biologia molecular, com desenho de iniciadores (primers) específicos para três das espécies mais comercializadas no Paraná, sendo elas: Pangasius bocourti (panga), Astyanax spp (lambari), e Rhamdia quelen (jundiá), com o intuito de identificar possíveis fraudes, através do método de barcoding, utilizando os genes mitocondriais Citocromo Oxidase subunidade I (COI) e Citocromo subunidade B (CytB), marcadores com elevada taxa evolutiva, adequados para código de barras genético e taxonomia molecular. Múltiplas sequências das três espécies foram obtidas no GenBank e alinhadas no software MEGA, possibilitando encontrar um fragmento dentro de regiões mais conservadas entre as diferentes sequências alinhadas. Após identificada e selecionada a região, utilizou-se a ferramenta Oligo Analyzer, que permite a análise do primer in silico, a fim de estimar sua eficácia e obter parâmetros específicos para simular suas características. Pesquisas na literatura de testes de outros primers, também foram feitas para verificação e comparação em relação aos iniciadores desenvolvidos nesse projeto. Obtivemos, nesse estudo, um par de primers com características satisfatórias para cada uma das espécies, dentre os quais a porcentagem de G-C variou de 42,9% a 57,9%; comprimento do primer entre 18 e 24 pares de base; a temperatura de anelamento entre 50,0ºC a 64,6ºC, gerando amplicons de 543 a 612 pares de bases. A próxima ação do projeto é testar a eficácia dos primers na amplificação de DNA, como o método de PCR. 

Palavras-chaves: fraude alimentar, pescado, primers, taxonomia molecular.


¹Instituto Federal do Paraná, Campus Paranavaí

© 2023 Núcleo Base - IFPR - Campus Paranavaí
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora