BOLHAS: PRODUÇÃO DE SABÃO COMO UMA METODOLOGIA VERDE E SUSTENTÁVEL PARA A RECICLAGEM DO ÓLEO DE FRITURA, CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL E MELHORIA DA RENDA FAMILIAR DO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ.

BOLHAS: PRODUÇÃO DE SABÃO COMO UMA METODOLOGIA VERDE E SUSTENTÁVEL PARA A RECICLAGEM DO ÓLEO DE FRITURA, CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL E MELHORIA DA RENDA FAMILIAR DO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ.

Vinicius Seiji Hoshida dos Santos¹ - viniciusseiji2010@gmail.com

Alan Ricardo da Silva - alansilva.advogado@hotmail.com 

Alexandre da Silva Avincola¹ - alexandre.avincola@ifpr.edu.br 


RESUMO: Os óleos são substâncias apolares, predominantemente triésteres de ácidos graxos e glicerol e estão presentes em grandes quantidades na dieta humana. A prática da fritura tem contribuído para o aumento do consumo de óleos e gorduras vegetais, devido à grande aceitação em todas as idades e classes sociais. No entanto, a variedade de substâncias presentes nos óleos descartados, de uso doméstico, evidencia o potencial de contaminação que estes materiais oferecem ao meio ambiente, em especial aos sistemas hídricos. Desta maneira, faz-se necessário adotar medidas de reaproveitamento para que esse resíduo não seja descartado no ambiente causando prejuízos ambientais e econômicos. Uma forma rápida, eficiente e planejada de gerenciar tal resíduo é o reuso de óleo para a produção de sabão. As práticas de reciclagem e reuso do óleo descartado, respeitam importantes princípios da química verde, como a reutilização de quantidade de matéria, economia energética e produção de matérias não-tóxicos. Além disso, durante a produção do sabão formulações caseiras podem ser testadas e confrontadas com a literatura como uma forma de estabelecer uma prática reflexiva e construtiva para que o processo de ensino-aprendizagem possa ser mais efetivo acerca de temas como reações química, polaridade das moléculas, química ambiental, entre outras temáticas. Além do mais, as relações de ensino aprendizagem podem ser estabelecidas na forma de oficinas didáticas e cursos de extensão com temáticas ambientais como: contaminações hídricas, produção de sabão e reuso de resíduos, ressaltando o papel da química no processo de conscientização e conservação ambiental. O projeto Bolhas não visa apenas a produção de sabão para a reciclagem de óleo, mas objetiva criar ambientes de discussão sobre temáticas ambientais e com os cursos de extensão promovidos futuramente no campus estimular a produção de sabão como uma fonte de renda e demonstrar que a produção deste domissanitário auxilia na preservação ambiental assim como no incremento da renda familiar.

Palavras - chave: reciclagem de óleo, produção de sabão, sustentabilidade, química verde, incremento de renda


1 - Instituto Federal do Paraná - IFPR Paranavaí

© 2023 Núcleo Base - IFPR - Campus Paranavaí
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora